quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Preparativos para o Natal em Paris

E eis que chegou o último mês do ano! Para começar a esquentar a bateria para o Natal, aderimos a uma tradição francesa bem simpática: o "Calendrier d'Avenir", que descobri ao ver variadas opções nas vitrines de chocolaterias, mercados e lojas de brinquedos. Como o nome não é tão misterioso assim, por dedução percebi (e depois confirmei com os franceses que conheço) que se tratava de um calendário de contagem regressiva até o dia de Natal. E em cada dia desse calendário tem uma surpresinha, em geral um chocolate, mas pode também ser um brinquedo (tem do Lego, do Playmobil). Enfim, mais uma dessas invenções do comércio às quais acabamos nos rendendo... Comprei um bem baratinho para o Theo, apenas para entrar na brincadeira, e logo em seguida ele ganhou um da vizinha, bem mais caprichado:


E ele tem estado muito animado. Não apenas com o calendário e suas surpresas diárias, mas, principalmente, com as decorações natalinas. Para em cada vitrine para admirar os menores detalhes, fica eufórico com cada enfeite que encontra.

Aqui no jardim do nosso prédio o clima natalino impera. Nossas vizinhas capricharam na decoração! E tiveram uma iniciativa muito querida: pegaram uma caixa cheia de enfeites e deram para o Theo colocar na pequena árvore que fica em frente à nossa janela, no jardim comum. Esse então virou nosso "sapin de nöel" - colorido e enfeitado, iluminado com pisca-pisca, também dado por uma das vizinhas:


Theo ficou super orgulhoso, dizendo que o Papai Noel vai adorar nosso jardim e a árvore que decoramos. Sem dúvida, nosso natal não seria o mesmo sem esse imenso carinho que recebemos da Monique e da Geneviève. E teve mais: nos deram guirlanda para colocar na porta; adesivos para a janela de vidro. Elas são uns anjos que fazem com que nos sintamos praticamente "em casa".

Também demos início à maratona de ver as decorações de natal na cidade. No grande centro comercial 'Les Halles' tiramos as primeiras fotos natalinas:


Muitas outras estão por vir porque ainda pretendemos visitar grandes lojas e suas decorações tradicionais!

A nossa programação de dezembro será intensa. E a noite de Natal passaremos 'em família' - faremos uma ceia na casa dos nossos  queridos amigos brasileiros - Flávia e Dante e teremos uma visita especial da minha tia Lídia que virá se juntar a nós para deixar nosso Natal ainda mais recheado de amor; nossos corações mais reconfortados!