domingo, 12 de agosto de 2018

À la piscine

Desde que aqui chegamos, em uma de nossas caminhadas pelo bairro, nos deparamos com duas grandes instalações públicas que chamaram nossa atenção  - um ginásio esportivo e uma piscina. Em ambos são oferecidas, pela prefeitura, atividades esportivas e recreativas para todas as idades.

Confesso que nunca fui muito fã de piscina, mas com a chegada do verão e das férias, passei  a considerar essa ideia. Algumas conversas no parquinho, com outros pais, também ajudaram no processo, pois ajudaram a eliminar meus receios. Em primeiro lugar, imaginava que fosse muito cheia, e depois ficava com receio quanto à sua limpeza...

Quando fomos pela primeira vez, fiquei pra lá de impressionada com a estrutura e a organização e vi que eu estava completamente errada na minha avaliação prévia.

Além das aulas de natação que são oferecidas, há horários para livre acesso, que, durante o verão, são estendidos. 

A prefeitura coloca à disposição dos parisienses (pasmem!) quase 40 piscinas (https://www.paris.fr/piscines) nessas condições.

A que visitamos, a Jean Boiteux, fica a cerca de 15 minutos a pé daqui de casa e, na realidade, é uma estrutura composta por duas piscinas - uma de 25m X 15m e outra menor, de 15m X 6m.

Para entrar, além de estar usando roupa de banho, é obrigatório o uso de toca de cabelo. Antes mesmo de entrar no vestiário, temos que tomar uma ducha com sabonete, e para chegar à piscina lavamos os pés em água corrente novamente.

Lá dentro, professores de natação  atuam como guarda-vidas e certificam o cumprimento das regras. Não pode correr, comer ou mergulhar de cabeça na piscina menor.

Theo se esbaldou e nós passamos a frequentar mais a piscina para fugir do calor:


E quanto pagamos para passar a tarde toda nos divertindo lá dentro? A entrada se dá mediante pagamento de uma tarifa que considero baixa: €3,50 por adulto e €2,00 por criança, sendo que na compra de 10 tickets é concedido um desconto de 20% (e esta é apenas uma dentre outras modalidades de descontos existentes).

Tenho observado esse modelo: uma ampla infraestrutura fornecida pelo setor público, a qual você pode usufruir pagando de acordo com sua renda. Um assunto ainda a ser explorado mais à frente.

Um comentário:

  1. Boa noite Taynah,jamais esqueça que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um,é capaz de mudar e transformar qualquer coisa.BJS da avó HELENA

    ResponderExcluir