No dia 22/06 teve uma festa, com uma exposição dos trabalhos dos alunos, comidinhas e brincadeiras. Foi justamente na semana em que meu cunhado estava aqui com a namorada e eles também foram à festinha, o que nos deixou ainda mais felizes. O que mais marcou nessa ocasião foi a participação dos pais. Antes, durante e depois. A diretora havia colocado na entrada da escola uma grande folha de cartolina onde cada pai/mãe deveria incluir seu nome na atividade para a qual tinha disponibilidade. Desde preparar os comes e bebes, passando pela arrumação da festa em si, participação nas barraquinhas de buffet e de brincadeiras. Eu fui ajudar a arrumar a escola para a festa. E de fato deu para ver que o pessoal participa mesmo! Não tem aquela coisa de só chegar em cima da hora com tudo arrumado e apenas curtir. É no esquema "mãos à obra". Tudo organizado com muito carinho:
Pouco depois da festa, teve uma excursão para o Jardin des Plantes, para visitar o pequeno zoológico que tem lá dentro. Eles perguntaram se alguns pais poderiam acompanhar as crianças no passeio. Eu, prontamente, me ofereci! Foi uma manhã muito divertida, e também cansativa. Eu fiquei responsável por um grupo de 3 crianças (Theo e mais duas) e tínhamos o desafio de encontrar alguns animais que a professora havia definido. Ao final, sentamos para fazer um pique-nique, nas mesas disponibilizadas dentro do parque. Theo quis ir vestido de soldado e adorou ver os bichos; aí estão alguns momentos do passeio:
Nas últimas semanas de aulas, a professora marcou reunião com cada responsável para fazer o balanço do ano, quando foi apresentado o que chamam de "caderno de acompanhamento dos aprendizados do aluno":
Senti um misto de alegria, alívio, orgulho, tão intenso... Mal dá pra explicar! Ela simplesmente disse que o Theo estava conseguindo fazer tudo na aula: presta atenção, se esforça para completar cada atividade até o final, tem boa motricidade e equilíbrio demonstrados nos exercícios físicos, se dá bem com os colegas, canta, brinca de roda, colore bem, sabe desenhar o que seria esperado para sua idade, seus traços são detalhados, sabe contar até 14 e escrever seu nome! Ufa! Só está faltando falar mais em francês, mas ela disse que ele já ensaia algumas frases e expressões. Na realidade, espera-se que uma criança leve uns 6 meses para falar uma nova língua, e o Theo só estána escola há apenas 2 meses, se considerarmos que, desde que entrou teve vários feriados e férias da primavera. Enfim, íamos acompanhando, conversando com a professora de vez em quando, mas foi nessa reunião mais completa que pudemos amaciar o coração.
Antes de terminar, Theo e eu fizemos um delicioso cuscuz de tapioca com côco, colocamos nas embalagens, ele assinou, e entregamos para a professora e a equipe toda que está sempre lá apoiando. É uma forma singela que encontramos de agradecer todo o apoio recebido. Sempre fomos tratados com respeito, atenção e carinho. Sempre fui recebida, com minhas dúvidas e medos. E nunca senti qualquer tipo de viés discriminatório por sermos estrangeiros, o que vale enfatizar. E, de fato, o trabalho ali é realizado com muito primor!
Quem nos acompanha sabe como o início foi penoso e pode imaginar como estamos nos sentindo nesse momento! Com a sensação de termos escolhido o caminho certo e de estarmos colhendo merecidos frutos! Que venha a Moyenne Section!
Esse meu Neto é 1.000
ResponderExcluirMuito concentrado,...!
Vamos no caminho certo!
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