Viajar de trem pela Europa é a melhor pedida. Nem há como definir a gama de possibilidades nessa extensa malha ferroviária (próxima a 250 mil quilômetros) que interliga de forma confortável, rápida e segura, tão distintos países.
Desde que aqui chegamos, Theo ficou encantado com os trens. Ele havia andado de trem antes de completar 2 anos, durante uma viagem pela Alemanha, mas obviamente não se recordava. Logo decidimos incluir uma viagem de trem nesse nosso ano aqui em Paris.
E o embrião dessa viagem começou a tomar forma em abril, quando uma querida amiga de faculdade, que mora atualmente em Haia, na Holanda, veio nos visitar com sua filha de 7 anos. Theo e Luísa brincaram à beça, se deram super bem (o que já contei aqui).
Já ali compramos as passagens de trem para a Holanda, país que nenhum de nós conhecia. São muitas as ofertas de bilhetes e os preços são progressivos - mais baratos à medida que a compra é feita com a maior antecedência possível, por isso nos apressamos tanto em garantir os nossos.
Logo após a compra, Theo já começou a perguntar quando seria a viagem. Explicávamos que seria nas férias... E, quando as férias chegaram, ele passou a perguntar da viagem todo santo dia. Tive que fazer um calendário para irmos riscando, a cada dia, um a menos para a chegada da grande viagem! E ela finalmente chegou:
Theo ficou super animado e curioso com tudo. A enorme estação (Gare du Nord - uma das mais movimentadas da Europa), os trens e todos os detalhes que já havíamos visto em alguns livros que lemos sobre trens durante as férias.
O dia estava lindo e em cerca de 2h30min já estávamos em Rotterdam/Holanda, após ter passado pela Bélgica. Afinal, o TGV (modelo do trem, denominado 'train à grande vitesse') chega a 320km/h.
Em todo o percurso, na entrada e na chegada, apenas precisamos de bilhetes válidos. Em nenhum momento houve necessidade sequer de mostrar identidade ou passaporte. A integração e a desburocratização são de fato notáveis.
E assim estávamos prontos para nosso fim de semana holandês...
Imagino a felicidade do Theo e ele prestando atenção em tudo...
ResponderExcluirÉ mesmo muito bom redescobrir esses momentos com as crianças!
Excluir;-)