sábado, 4 de agosto de 2018

Paris 40 graus!

O mais que aguardado verão chegou! Meio tímido no início, mas depois disse a que veio e as temperaturas começaram a bater os 40 graus!

Foi a chegada de seguidas 'canicules' - ondas de calor muito elevado que se prolongam por vários dias e noites.
O fenômeno tem sido responsável pela  ascensão do mês à terceira colocação na lista dos meses de julho mais quentes desde 1900 (perdendo apenas para os anos de 1983 e 2006).

Não me surpreende.
Quando chegamos, não havia um março tão frio há décadas.
A França não ganhava uma Copa do Mundo há 20 anos!
2018 não está sendo um ano típico...

O calor aqui é diferente do que experimentamos no Brasil: muito seco e com aumento sensível da poluição.

Uma observação importante não pode passar despercebida: nos parquinhos, jardins, às vezes no meio da rua, encontramos fontes de água potável para bebermos, para as crianças eventualmente brincarem. Com a secura do clima, isso é fundamental. Certamente não é uma estrutura barata, mas traz grande acréscimo na qualidade de vida. E tem um papel social significativo: as pessoas que moram nas ruas têm esse importante direito vital garantido. Fiquei me perguntando como essas pessoas se hidratam no Brasil... Não me lembro de ver algo parecido com esse tipo de estrutura no nosso país.

A prefeitura monta, ademais, uma verdadeira estratégia para atacar a questão da poluição, acentuada pelas temperaturas elevadas: diminuição compulsória da velocidade dos veículos, estacionamento residencial gratuito, rodízio de carros, descontos no transporte público. Alem de realizar diversas campanhas para chamar a atenção da população quanto à necessidade de se hidratar.

E, assim, dá pra afirmar que, apesar de uma noite ou outra mal dormida devido ao calor, temos procurado aproveitar os lindos dias de sol (com o devido cuidado), como é possível observar nessa foto abaixo, de um dos mais lindos ângulos da Catedral de Notre Dame, envolta pelo exuberante azul do céu e das águas do Rio Sena:


Como não tem praia, vamos também curtindo as alternativas que a cidade oferece para o verão, enquanto o inverno não chega... Pode-se dizer que o clima é efervescente. Muita programação cultural e opções para explorar: Piscinas Públicas; Paris Plages e Baignades. Cada uma merecerá um post específico! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário